Um problema muito frequente que muitas escolas estão enfrentando nos dias atuais e a ausência da família nas escolas. Muitos pais delegam todas as funções de educar seus filhos exclusivamente à escola. Encontrei um artigo bem interessante que fala bem sobre esse assunto. Ele foi publicado no dia 19 de outubro de
2018 por Kell Vicuna Maciel. Leia e entenda melhor essa situação e o que pode acarretar.
Atualmente podemos
observar com frequência a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos,
essa ausência reflete fortemente no aprendizado dos alunos e dificulta o
trabalho do professor.
A integração família-escola é um dos mais importantes
recursos para a melhoria na aprendizagem. Esta parceria deve estar
baseada na participação da família na vida escolar do aluno
visando à melhoria do processo
ensino-aprendizagem. O aluno precisa do apoio dos pais para
que tenha confiança para adquirir novos
conhecimentos, sem o temor de errar
ou ser punido.
Muitas são as razões da ausência dos pais na vida
escolar dos filhos. Sabemos que alguns pais não possuem menor tato com as
crianças, externando assim a falta de preparo emocional, intelectual e de
outras ordens afim. O fato é que a dificuldade é palpável e latente. Bem
sabemos que muitos pontos referentes à ausência dos pais estão diretamente
vinculados às relações familiares.
Atualmente, a existência de projetos, de
conscientização dos pais sobre a presença paterna e materna na vida dos filhos,
sobre qualidade de tempo, estímulo à leitura etc. tem sido executados por
escolas e associações de pais e responsáveis. Para evitar esse mal e se manter
próximo dos filhos, é preciso antes de tudo querer participar, como
por exemplo: ir às reuniões de pais e
mestres, ligar para a escola de vez
em quando e participar das decisões da
escola.
Dentro de casa os pais devem criar alguns rituais e horários fixos que
estimulem a conversa entre eles, programar atividades
que possam fazer juntos. O adolescente preciso de um “porto seguro”
dentro de casa para que não precise buscar
segurança nas drogas, na agressividade,
nas más companhias ou até mesmo nas experiências sexuais precoces.
Quando uma criança apresenta um trabalho escolar ou
uma lição aos pais, ela deseja ser especial e importante para os
pais, mas na medida em que não há este retorno, acriança se sente isolada e
insegura, e parte para outros métodos para chamar atenção dos pais.
O mais
grave é que muitos pais fazem com a criança se sinta importante comprando
roupas ou brinquedos. É inegável que, alunos e as escolas
se beneficiam quando os pais participam na educação
de seus filhos. Para o sucesso do envolvimento dos
pais nas atividades dos filhos, o
caminho escolhido é o de pesquisa
sobre a família, já que todos os indícios apontam que as principais
causas é a falta de participação das famílias; e
para o desenvolvimento profissional, professores também
participam da pesquisa .
A família é capaz de despertar
o interesse e a curiosidade delas e
incentivar a sua aprendizagem. É a partir das atitudes
simples que esse envolvimento se concretiza como: valorizar as tarefas
escolares, estimulando o gosto pela leitura e pelo aprendizado em geral como
também a serem curiosas na vida fora da escola. Precisamos perceber a
necessidade de recorrer a todas as possibilidades possíveis no intuito de
resgatar a autonomia nos limites, a alegria de estar presente na vida dos
filhos, não somente na vida escolar. Na verdade, todos precisam contribuir para
melhorias nas relações pais e filhos, pais e escola, escola e alunos. Se
tomarmos consciência de nosso papel nessa interação, com certeza veremos
mudanças positivas.
Autora:Kelly Vicuna
Maciel
Professora
Município
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